Empregada de mesa despedida pelo patrão após receber gorjeta de quase 4000 euros


Em Bentonville, nos EUA, uma empregada de mesa chamada Ryan Brandt viveu nos últimos dias uma montanha-russa de emoções. Tudo começou quando recebeu uma gorjeta milionária de 4400 dólares (cerca de 3890 euros) que foi reclamada pelo proprietário do restaurante “Oven and Tap”

A situação ficou muito pior quando acabou despedida por ter revelado aos clientes que deram a gorjeta que o espaço de restauração não tinha política de divisão de gorjetas.

A gorjeta foi recebida durante um “Jantar do clube dos 100 dólares”, em que cada participante, em segredo, no final do jantar dá aos empregados que os serviram 100 dólares. A ideia era ajudar alguns empregados de mesa que foram afetados pela pandemia da Covid-19.

Antes de reservarem o jantar o organizador ligou para o espaço e quem atendeu foi precisamente Brandt. O organizador marcou o restaurante para o grupo nessa noite e perguntou se era política da casa os empregados dividirem as gorjetas. A empregada assegurou-lhe que não.

A funcionária Ryan Brandt ficou encarregue da mesa e acabou em lágrimas quando o grupo entregou um cheque de 4400 dólares. O vídeo do momento acabou por se tornar viral na Internet e foi aí que o proprietário do restaurante percebeu o que tinha acontecido e obrigou Ryan a devolver o dinheiro, alegando que o teria de distribuir por todo o staff do restaurante, algo que nunca aconteceu até então.

A norte-americana garantiu ao canal FOX 59 que em mais de 3 anos de trabalho naquele restaurante nunca foi obrigada a dividir as gorjetas. Ryan disse ao patrão que o organizador do jantar tinha ligado a perguntar sobre a política de gorjetas e por ter revelado foi despedida. Segundo a mulher, esta teria que devolver o dinheiro ao gerente e ser-lhe ia dado apenas 20% do valor.

Após saber dos desenvolvimentos da história o organizador do jantar fez um apelo nas redes sociais para ajudarem Ryan Brandt, que ficou devastada por perder o emprego mesmo antes do Natal. Foi então que criaram uma angariação de fundos e em pouco dias conseguiram juntar oito mil euros para ajudar a mulher a pagar os estudos da filha.


Comentários