Italianos em quarentena obrigatória cantam músicas de esperança à janela durante a noite


Em isolamento residencial por causa da epidemia de Covid-19 na Itália, moradores de Siena, na região da Toscana, decidiram cantar para enfrentar esse momento de dificuldade.

Um vídeo que circula nas redes sociais e que foi filmado na noite de ontem mostra pessoas nas janelas a entoar o “Canto da Verbena”, música típica de Siena e que virou uma espécie de hino não-oficial da cidade.

Numa tradução literal, a letra da canção diz: “E enquanto Siena está a dormir, fica tudo em silêncio e a lua ilumina a Torre. Sinta-se no escuro, sozinho em paz, subjugado Fonte Gaia, que uma canção cante, de amor e paixão”. Depois o refrão: “Verbena nasce na Praça do Campo. Viva a nossa Siena, viva nossa Siena! Verbena nasce na Praça do Campo. Viva a nossa Siena, a cidade mais bonita!”.

Um momento que mostra a união destas pessoas em tempos de crise nacional e que gerou uma onda de reações positivas nas redes sociais. “As pessoas a cantarem, erguendo os espíritos umas das outras durante esta tragédia, é um ato de extrema beleza”, escreveu uma pessoa. “Recorda-nos que, especialmente durante uma tragédia, o espírito humano empurra-nos e dá-nos esperança. Mostramos o melhor de nós na escuridão. Obrigado, Siena. Fizeram-me ganhar o dia”, afirmou outra.

Outro momento foi partilhado no YouTube e mostra a vizinhança à varanda num condomínio em Nápoles. Também eles se reuniram sem quebrar a quarentena obrigatória para cantar músicas de esperança e passar o tempo em isolamento social.


O país inteiro está em isolamento desde o início da semana, e as pessoas só podem sair de casa para comprar alimentos ou bens de primeira necessidade, por motivos de trabalho ou razões de emergência.

Comentários