Ser casado - ou ter um relacionamento duradouro - é algo que nos protege de muitas doenças e nos permite viver mais. Existem vários estudos que investigaram esse tipo de relacionamento, mas agora foi publicado outro que especifica: os benefícios para a saúde estão presentes quando se trata de um casamento feliz. Quando o casamento não vai bem, pelo contrário, acontece exatamente o oposto, isto é, as pessoas envolvidas têm maior probabilidade de desenvolver condições patológicas.
Os investigadores das universidades de Nevada e Michigan monitorizaram o estado de saúde de 373 casais durante os primeiros dezasseis anos de seu casamento para descobrir como e em que modo os conflitos que podem surgir devido a dinheiro, educação infantil, parentes e hobbies, pudessem afetar negativamente a relação.
Os resultados dessa longa observação deixaram claro que os conflitos conjugais são realmente prejudiciais à saúde das pessoas, especialmente mais para os homens do que para as mulheres.
Isso ocorre porque estar em um relacionamento infeliz pode desencadear reações no corpo, como inflamações, distúrbios do apetite e aumento da produção de hormônios do estresse que podem afetar negativamente o sistema cardiovascular e o sistema imunológico.
"Experimentar um casamento carregado de tensão é tão prejudicial quanto beber ou fumar", disse a pesquisadora de psicologia experimental Rosie Shrout (Universidade de Nevada, Reno). "De acordo com nosso estudo, o conflito acaba sendo particularmente prejudicial para as pessoas que adotam uma atitude hostil ou defensiva durante as discussões, assim como para aquelas que continuamente discutem as mesmas coisas sem poder encontrar uma solução comum".
Resumindo, se você se vê nesse perfil e se preocupa com a saúde, é bom começar a pensar em como resolver esse problema!
Comentários
Enviar um comentário