Pesquisadores descobrem vacina que destrói a doença mais mortal do século

Felizmente, o avanço da ciência tem tido resultados muito positivos para a saúde. Graças aos estudos científicos, conseguimos tratar milhares de condições que no passado não tinham cura. No entanto, tem sido muito difícil encontrar uma cura para o câncer… até agora! Recentemente, os pesquisadores lançaram uma boa notícia: já foi criada uma vacina que destrói a doença mais mortal do século!

Uma equipe da Universidade de Stanford afirma ter encontrado uma vacina que ataca tumores em todo o corpo. Essa mesma equipe desenvolveu um dos tratamentos de câncer mais utilizados atualmente. De acordo com eles, a injeção desencadeia uma resposta defensiva do corpo, que começa a atacar todos os tumores espalhados.

A vacina é tomada em duas vezes, e ela ativa o sistema imunológico para combater o câncer. Até agora, os testes em ratos de laboratório foram muito bem sucedidos. A injeção eliminou os tumores mais difíceis de tratar e mais espalhados pelo corpo desses roedores.

Agora, a equipe de cientistas está recrutando pacientes com linfoma fazerem ensaios clínicos em humanos! Para além de ser eficiente, a vacina é económica e raramente causa efeitos colaterais adversos, ao contrário da quimioterapia e tratamentos semelhantes.

De acordo com a equipe da Universidade de Stanford, apenas uma injeção desencadeia uma resposta do corpo inteiro. Isso faz com que o sistema imunológico ataque todos os tumores espalhados. E o melhor de tudo? A injeção funciona com vários tipos diferentes de câncer.

Daily Mail

“Nossa abordagem usa uma aplicação única de quantidades muito pequenas de dois agentes para estimular as células imunes apenas dentro do próprio tumor. Nos ratos, vimos efeitos surpreendentes do corpo, incluindo a eliminação de tumores em todo o animal,” disse Ronald Levy, professor de oncologia e um dos principais autores da vacina. Esse homem também trabalha no laboratório que desenvolveu o Rituximabe, uma forma de quimioterapia amplamente utilizada.


O novo método funciona para reativar as células T específicas de câncer. Eles injetam uma milionésima de grama de dois agentes diretamente no local do tumor. O primeiro, um curto trecho de ADN, trabalha com células imunes próximas para aumentar a efetividade de um recetor ativador na superfície das células T. O segundo, um anticorpo que se liga ao recetor, ativa as células T para atacarem as células cancerígenas.

Agora, Levy e seus parceiros estão recrutando 15 pacientes com linfoma. Se o tratamento funcionar em humanos, essa pode significar uma enorme mudança no ramo da saúde! Já imaginou conseguirmos tratar a doença mais mortal do século?

Para quem quiser saber mais sobre essa nova vacina e os ensaios em humanos, veja o site oficial aqui. Se você conhece alguém com câncer, compartilhe essa boa notícia!

Comentários