Sabe-se que o excesso de peso aparece devido a um estilo de vida sedentário, à genética, à alimentação pouco saudável e ao estresse. Mas os hormônios que respondem pelo metabolismo também podem desempenhar um papel importante. Então, se você reduziu a quantidade de porções diárias de alimentos e aumentou a atividade física, mas ainda não conseguiu resultado, é uma razão para investigar os motivos.
Este post, trata das 4 prováveis causas de excesso de peso relacionadas aos hormônios.
Mas, lembre-se, antes de fazer qualquer dieta ou atividade física, procure um especialista e um médico.
1. Funcionamento das suprarrenais
As glândulas suprarrenais ou adrenais participam da reação do organismo “da luta ou da fuga“, que aparece como uma resposta ao estresse. Se o corpo geralmente passa por situações estressantes, pode ocorrer um desequilíbrio hormonal e, como consequência, falhas em diferentes funções do corpo.
As glândulas adrenais também produzem o hormônio do estresse, o cortisol. E um alto nível de cortisol causa excesso de peso na parte central do corpo (”a barriga de cortisol“). Os sintomas do funcionamento anormal das glândulas suprarrenais são:
- Acumulação de gordura na cintura e no estômago.
- Rosto e pescoço “cheios”, mas braços e pernas relativamente finos.
- Pressão arterial elevada.
- Alto nível de açúcar no sangue, músculos fracos, mudanças de humor.
Se você suspeita que o seu excesso de peso se deve justamente ao mau funcionamento da glândula suprarrenal, consulte o seu médico. E tente reduzir o nível de estresse (por exemplo, com meditação ou yoga).
Fonte: articles.mercola.com
2. Excesso de gordura no fígado
O fígado é um dos órgãos mais importantes que responde pela saúde e pelo bem-estar. Se começar a funcionar mal, há o acúmulo de gordura na parte central do estômago. Como resultado, pode levar a problemas como:
- Alto teor de açúcar no sangue.
- Pressão arterial elevada e colesterol alto.
- Dor nas articulações, alergias e problemas de pele.
Se você percebeu que a gordura no abdômen começou a se acumular (e você não mudou sua dieta e come bem), vá para um médico. Talvez a causa seja um problema no fígado.
Fonte: naturalnews.com
3. Tireóide
A velocidade de utilização de energia pelo organismo é regulada pela glândula tireóide. Se não funcionar suficientemente bem, você pode ter excesso de peso, mesmo que não consuma muitas calorias.
Os sintomas da glândula tireóide pouco ativa são:
- Fraqueza muscular e flacidez.
- Fadiga crônica, aumento da massa corporal.
- Queda de cabelo.
- Frequência cardíaca mais lenta.
- Depressão.
É necessário visitar o endocrinologista regularmente, para detectar a tempo uma falha no funcionamento da glândula tireoidiana e tomar as medidas mais indicadas para restaurar o seu bom funcionamento.
Fonte: thyroid.org
4. Excesso de peso provocado pelo mal funcionamento dos ovários
Esta causa é frequente em mulheres que sofrem de desequilíbrio hormonal. Nessa condição, todos os carboidratos que a mulher consome se transformam em acúmulo de gordura. Independentemente de quão boa seja sua dieta, ela continuará a ganhar peso.
Os sintomas do mau funcionamento do ovário são:
- Aumento da massa corporal, mesmo com dietas e exercícios físicos ativos.
- Forte desejo por doces e lácteos.
- O peso aumenta na parte inferior do corpo.
- Dor na área dos ovários.
Fonte: webmd.boots.com
Claro, essas 4 causas de excesso de peso não são as únicas. Existem também outras doenças que explicam o excesso de peso, no caso de uma dieta saudável e atividade física regular. Então, se você de repente começou a ganhar peso e não consegue emagrecer, consulte um médico.
Comentários
Enviar um comentário