Muitas pessoas vão na academia, fazem dieta e não têm problemas de saúde, mas, por alguma razão, não conseguem emagrecer.
Por quê? Segundo uma teoria, porque é vantajoso.
Algumas pessoas justificam o excesso de peso com barreiras psicológicas que as impedem de lutar pelos quilos a menos. Neste post, explicamos os 5 motivos psicológicos pelos quais certas pessoas não emagrecem.
Ser gordo é vantajoso
Sim, estar acima do peso pode explicar algumas questões:
- Não tem namorado?
- Não consegue o trabalho dos seus sonhos?
- Não alcança o seu objetivo?
Isso é muito conveniente. Quando algumas pessoas têm um problema, elas justificam tudo com o excesso de peso. Mas nem sempre essa é a questão; muitas vezes o problema está em você, e não no seu peso. Claro que ninguém quer assumir isso, mas se deixam confundir e decidem não emagrecer, mesmo que subconscientemente.
Uma excelente desculpa para a própria preguiça
Todos nós vez ou outra adiamos as obrigações para o dia ou para o mês seguinte. As pessoas que estão acima do peso muitas vezes adiam planos para outra vida, ou seja, quando forem magras. Essa é uma excelente desculpa: “Quero aprender a dançar, mas agora não posso porque estou acima do peso. Vou emagrecer e começar a treinar todos os dias, até me transformar em uma estrela. Bom, por enquanto eu ainda não posso, senão posso me machucar. Vou dar uma caminhada e depois descansar um pouco”.
É uma forma de obter amor e atenção
Todo mundo gosta de se sentir cuidado. Sempre que comentamos algum problema e as pessoas ao redor mostram preocupação, nos sentimos queridos e amados. Nesse momento, somos o centro do mundo. Se você sempre vira assunto porque precisa de uma dieta ou de um treino especiais, se torna uma espécie de herói ou heroína do melodrama.
Fuga para pensamentos e emoções não desejados
Você já percebeu que muitas pessoas, quando estão estressadas, ativam automaticamente o modo de compulsividade, até mesmo quando estão fazendo dieta? Isso ocorre pela incapacidade de reconhecer adequadamente as emoções, especialmente quem sempre ouviu frases como ’Não chore’, ’Não reclame’ ou ’Você já é adulto’ quando criança. A partir daí, comer vira uma extensão da ansiedade. Ao invés de se cuidar, a pessoa decide resolver os problemas pessoais indo até a geladeira para comprovar se alguma guloseima apareceu milagrosamente.
Uma maneira de não resolver problemas com a autoestima
Outra razão psicológica que impede a pessoa de emagrecer é uma autoestima baixa. Se uma pessoa, mesmo na frente de um nutricionista, fala de brincadeira e com amor sobre a própria gordura, inconscientemente ela se coloca uma ’etiqueta’ e, desta forma, se permite continuar assim.
A mesma coisa acontece com a herança genética: “Minha mãe é cheinha, por isso eu também sou”. Se você quiser fazer uma homenagem aos seus antepassados e orgulhosamente continuar com a ’tradição’ da gordura, então não precisa nem tentar lutar contra a balança. Mas, segundo a ciência, a obesidade transmitida geneticamente não é algo inevitável, mas apenas uma disposição. Portanto, é uma pena quando uma pessoa decide que não vale a pena lutar e se entrega aos excessos.
Comentários
Enviar um comentário