Para quem dorme de lado
Pesquisadores descobriram que o líquido cefalorraquidiano elimina as toxinas do cérebro de forma mais eficiente quando dormimos de lado. Isso diminui dores de cabeça e o risco do desenvolvimento de mal de Alzheimer e de Parkinson. Dormir do lado esquerdo também ajuda a combater a azia, mas pode sobrecarregar o fígado.
- Em caso de problemas de digestão, os médicos recomendam dormir do lado esquerdo. Isso melhora a circulação sanguínea e ajuda a aliviar a carga sobre estômago e esôfago.
- Para manter as costas retas nesta posição, coloque um travesseiro pequeno e firme entre as pernas. Isso também é útil para reduzir a tensão nas articulações. Na cabeça, use um travesseiro grande e macio.
- Caso tenha pressão arterial alta e problemas de circulação, recomendamos que você durma do lado direito. Isso alivia a pressão sobre o coração.
Para quem dorme de costas
Dormir de barriga para cima é uma das melhores posições para quem sofre com problemas de coluna e nas articulações. Dormir assim previne o surgimento de azia e também de rugas na pele. No entanto, é uma má opção para quem tem problemas nasais, pressão arterial alta e para quem ronca.
- Para acabar com os roncos, use um travesseiro macio (ou pequeno) sob o pescoço, para que as vias respiratórias superiores fiquem na posição correta.
- Em caso de secreção nasal, o líquido ficará acumulado nos seios nasais durante a noite. Neste caso, use vários travesseiros para levantar um pouco mais a cabeça e criar uma inclinação (mas não exagera na altura, para não prejudicar o pescoço).
- Em caso de dor nas costas e articulações, coloque um pequeno travesseiro sob o pescoço; um grande e achatado embaixo dos joelhos e uma toalha enrolada sob a cintura. Isso dará apoio à coluna e garantirá a circulação correta.
Para quem dorme de barriga para baixo
Pesquisadores japoneses afirmam que dormir de barriga para baixo ajuda a reduzir a pressão sanguínea, melhorar a digestão, diminuir roncos e azia. Porém, é ruim para as costas, pois a coluna se mantém numa posição "torcida", e não natural.
- Para evitar a torção na coluna e reduzir a pressão na parte baixa das costas, coloque um pequeno travesseiro sob o ventre, na região do quadril. O travesseiro embaixo da cabeça deve ser baixo (cerca de 3 cm). Melhor ainda é não usar nenhum travesseiro na cabeça, para que o pescoço não sofra.
Posição fetal
A posição na qual os joelhos se aproximam do queixo pode ser confortável, mas é ruim para as costas. Ao arquear as costas, você limita a respiração pelo diafragma: isso diminui os roncos, mas prejudica quem sofre com problema respiratórios, como asma.
- Para posicionar as costas corretamente, manter as extremidades de forma saudável e liberar o tórax, coloque um travesseiro macio e grande entre as pernas, e outro entre os cotovelos. De acordo com os médicos, para essa posição, o melhor travesseiro é pequeno e macio, dando apoio ao pescoço.
Comentários
Enviar um comentário