Muito provavelmente você já deve ter visto esses pequenos adesivos colados nas frutas no supermercado. Além de um logotipo chamativo, ele contém um código digital PLU (Price-Look Up). O que acontece é que os fabricantes etiquetam a fruta não apenas para se promover, mas também para passar informação importante aos consumidores.
Hoje, explicaremos como entender esses códigos.
Código de 4 dígitos que começa pelo número 3 ou 4
Se a etiqueta tiver apenas 4 dígitos, significa que as frutas ou verduras foram cultivadas com muita tecnologia agrícola, incluindo o uso de fertilizantes e pesticidas.
Código de 5 dígitos que começa pelo número 8
As frutas foram cultivadas com técnicas de engenharia genética, ou seja, o OGM (Organismo Geneticamente Modificado), motivo de muita polêmica. Estudos demonstraram que, com frequência, as frutas que sofrem esses processo são o melão, a banana e o mamão papaia.
Código de 5 dígitos que começa com 9
Se houver 5 dígitos e o primeiro for 9, a fruta foi cultivada manualmente e provavelmente é de agricultura familiar. Este alimento, em teoria, é considerado orgânico ou ecológico.
Se a fruta não possui o código PLU
Grande parte das pessoas procura escolher frutas sem o adesivo. Na realidade, é mais seguro optar por produtos etiquetados. A fruta importada, por exemplo, obrigatoriamente precisa de um. Se não tiver, alguma informação que o consumidor deveria conhecer foi deliberadamente retirada.
Comentários
Enviar um comentário