Boas maneiras são uma excelente forma de causar uma excelente primeira impressão. Quando você está sozinho ou com um amigo, não precisa usar a colher de sobremesa indicada, ou não atender o celular durante a refeição, mas, se vai a um jantar de trabalho, é preciso ficar atento a algumas normas de comportamento. Não obstante, cuidado para não exagerar. Tente encontrar uma boa medida de educação sem deixar de ser simpático e você mesmo.
Vamos dar uma olhada em algumas dicas.
Num restaurante
- O homem abre a porta e deixa a mulher entrar primeiro. Depois disso, ele a ajuda a tirar o casaco. Se houver uma reserva, o homem deve perguntar qual é a mesa e guiar a outra pessoa.
- Rir ou falar muito alto, ou mesmo observar demais os detalhes em outras pessoas são atitudes ofensivas.
- A regra de ouro: quem convida, paga. Mas se a mesa não foi reservada antecipadamente e alguém diz ’vamos comer’, cada um paga a sua parte.
- Se o seu convidado quiser pagar a conta, não discuta. É mais apropriado permitir que ele o faça.
Numa mesa
- Nem todo mundo conhece todo tipo de talher. Tudo bem, isso é perfeitamente perdoável. Em um restaurante, você receberá apenas os talheres que vai usar para comer o prato que pedir. Além disso, você vai a um restaurante para comer e passar um bom momento, não para participar do concurso ’escolha o talher correto’. Na dúvida, não tenha vergonha de perguntar ao garçom. Isso é super comum.
- Tire o celular da mesa. É muito ridículo quando um empresário começa a resolver assuntos de trabalho no meio do jantar. Em primeiro lugar, isso é visto como falta de respeito, em segundo lugar, as outras pessoas querem comer e não precisam saber como vai o negócio de ninguém.
- Você deve ser pontual. Se atrasar muito, ficará mal falado. A desculpa do trânsito não cola mais. Até 15 minutos tudo bem, mais do que isso é sempre bom avisar e explicar a situação. Se você souber com antecedência que vai atrasar, avise e explique o que está acontecendo.
A conversa
- Uma pessoa bem educada raramente fala sobre seus assuntos pessoais, relações de trabalho, filhos, doenças, preocupações, costumes ou gostos. Se ninguém perguntar, tampouco fale o que você estava fazendo de manhã.
- Não fique fazendo fofoca sobre coisas que estão acontecendo ao seu lado.
- Além de falar, é muito útil escutar. Isso não significa que você deva ficar calado, mas olhe para o seu interlocutor com interesse e, de vez em quando, responda alguma coisa para demonstrar que sabe do que ele está falando.
- Seja educado e não interrompa o relato da outra pessoa, mesmo se você já souber o que ela vai falar.
Na hora da visita
- Já falamos sobre chegar atrasado, mas chegar cedo demais pode ser ainda pior. Nunca faça isso, você pode surpreender o anfitrião na hora em que a festa ainda não estiver pronta.
- Leve os seus filhos apenas quando for indicado. Nas regras clássicas de etiqueta, o convidado sempre podia levar um familiar ou amigo. Hoje em dia, o ideal é sempre avisar o anfitrião antes.
- Não é educado recusar a comida quando você for a visita. Quem segue uma dieta muito rígida, não deveria aceitar um convite para jantar. Mas, se você decidiu ir, sirva-se de uma porção pequena, ou deixe alguma coisa no prato, mas não fique contando para todo mundo quais são os seus problemas digestivos.
Aperto de mãos
- Em geral, depois de fazer um trato, as duas pessoas devem se cumprimentar.
- Se você estiver no meio de pessoas desconhecidas, dê a mão quando for apresentado aos outros convidados.
- Se vai a uma entrevista de trabalho, você pode a mão ao seu futuro chefe.
- Se está em um evento social e alguém te convida para subir no palco, por exemplo para dar ou receber um prêmio, você pode dar um aperto de mãos.
Portas
- Em geral, quando alguém te deixa passar, você passa e pronto. O convidado sempre entra primeiro. Se o convidado for homem, a mulher entra primeiro. Quando você precisa mostrar a casa ou o escritório a alguém ’importante’, se houver várias portas, você deve abrir a primeira, deixar a pessoa passar, ultrapassá-la e abrir a porta seguinte.
- Quando você vai entrar em uma loja ou outro estabelecimento, primeiro deixe as pessoas saírem, desta forma você evita que a porta fique bloqueada.
- Se a porta tiver duas partes, a mulher deve ir na frente e o homem deve segurar a porta para ela passar primeiro. Uma parte da porta deve ficar livre para as pessoas que vão na direção oposta.
Nas escadas e no elevador
- Antigamente, o homem tinha de ir na frente de uma mulher na hora de subir uma escada. Atualmente, algumas pessoas dizem que o homem deve ir na frente de uma mulher se a escada for escura ou inclinada demais. Se não for o caso, a mulher deve ir na frente.
- Nos elevadores, quem estiver próximo aos botões deve perguntar aos outros a qual andar eles vão. Na hora de sair, deixe as mulheres irem na frente.
No transporte público
- Não é preciso dizer que os jovens precisam ceder o lugar às pessoas mais velhas, grávidas e mães com filhos pequenos. Bom, se você ainda não faz isso, comece hoje mesmo.
- Algumas pessoas dizem que homens devem deixar os assentos para mulheres. Neste ponto, o mais recomendado é ceder o lugar para pessoas que estiverem com alguma bolsa ou pacote muito pesado.
- Uma mulher nunca cede o lugar a um homem. O homem vai se sentir mal, vai se achar mais velho do que realmente é. Uma mulher jovem pode — e deve — ceder o lugar a um senhor de idade, isso sim.
- Se uma mulher está acompanhada de um homem, ele deve ceder espaço para ela passar primeiro, e ajudá-la, se necessário, na hora de sair.
Numa loja
- Ao comprar alguma coisa, não fique contando coisas pessoais ao caixa, ou mesmo explicando a sua indecisão.
- Ao se aproximar do caixa, tente preparar o dinheiro ou o cartão para pagar. Não deixe para o último momento.
- Não fique contando o troco na frente do caixa. Saia do caixa para, só então, contar o dinheiro. Caso contrário, você só irá criar filas desnecessariamente.
Comentários
Enviar um comentário