A vida é cheia de imprevistos. Suponhamos que de repente você precise subir em algum lugar muito alto, ou tirar o carro de uma vala. Ou simplesmente ajudar seu amigo a transportar uma mudança, tendo de amarrar muito bem os móveis na caçamba da caminhonete. Em situações como essas, é muito importante saber como amarrar uma corda corretamente. Portanto, é fundamental conhecer alguns tipos de nós. Vamos ver alguns exemplos que podem te ajudar no cotidiano.
Para içar objetos
Como fazer: pegue uma extremidade da corda e coloque em forma de Z. Enrole a extremidade curta de três a quatro vezes em volta da corda e passe pelo laço de baixo. Aperte o nó usando o laço de cima.
Onde usar: este nó é prático para subir e descer objetos de ’pescoço estreito’, como esta garrafa de água.
Para unir dois bastões
Como fazer: para começar, faça um nó comum em um dos bastões. Em seguida, coloque o segundo ao lado e dê cinco a oito voltas com a corda. Com a extremidade que sobrou, amarre os dois bastões, passando no meio deles.
Onde usar: este tipo de amarra é bastante resistente e pode servir para dar suporte e/ou amarrar pedaços de madeira entre si.
Para amarrar pacotes
Como fazer: no centro da corda, faça um laço. Depois, faça um ’8′ com a corda. Pegue o meio do ’8′ (pondo de intersecção) e forme o laço final.
Onde usar: a peculiaridade deste nó é que depois de apertado, ele não se desfaz sozinho. É bom para amarrar bolsas, tapetes ou até mesmo pode ser usado como torniquete.
Para usar a corda como ’escada’
Como fazer: pegue uma extremidade da corda com a sua mão esquerda. Com a direita dê a volta no laço e segure com a mão esquerda. Repita o mesmo com o resto da corda. No final, passe a extremidade (de baixo) pelo laço e segure, deixando cair a corda. Agora, todo o laço tem nós e a distância entre eles deve ser igual ao tamanho do nó.
Onde usar: este tipo de nó pode ser usado na hora de descer de um lugar alto (ou subir), ou mesmo para tirar o carro de uma vala.
Para içar objetos (opção 2)
Como fazer: coloque o objeto sobre uma corda e prenda com um nó comum. Em seguida, estique o laço para os lados do objeto e aperte.
Onde usar: este tipo de nó é usado para levantar objetos redondos e pesados. Além disso, é cômodo para levantar vários objetos ao mesmo tempo, como frascos e barris.
Nó que desliza
Como fazer: faça como na imagem e passe de três a quatro vezes a corda secundária em volta da corda principal, passando dentro do buraco. Sem peso, esse nó desliza e pode ser ajustado com as mãos. Se você colocar uma carga, ele se fixa e não sai do lugar.
Onde usar: este tipo de nó ajuda na hora de subir por uma corda ou na hora de subir algum objeto.
Para transportar objetos grandes e desajeitados
Como fazer: prepare uma corda de tamanho comprido, suficiente para dar a volta em um objeto grande e plano. Ate as duas extremidades com um nó comum, e passe o resto do outro lado, de maneira que fique a 1/3 da altura do objeto. Segure no meio da corda em ambas extremidades para usar como uma ’abraçadeira’.
Onde usar: cômodo para carregar objetos planos, grandes e difíceis de sustentar. Segurar o objeto pelo seu centro de gravidade permite uma inclinação sem esforço na hora de subir ou descer escadas. Muito útil nas mudanças.
Nó reto
Como fazer: pegue duas cordas (a vermelha sobre a azul, como na figura) e forme um semi-laço. Cruze mais uma vez (a vermelha sobre a azul) e aperte seus dois lados para conseguir um nó reto.
Onde usar: é um dos nós mais fáceis para se fazer com duas cordas. Usado para prender pesos leves e por pouco tempo.
Comentários
Enviar um comentário