Se vir estas “coisas” não lhes toque! Andam a aparecer em algumas praias e poucas pessoas sabem o que é!

Quem olhar sem grande atenção para estes “objetos” que têm dado à costa, pode achar que se trata de uma espécie de alga peculiar, mas não é esse o caso!

Ainda há muito do oceano por descobrir, e por isso não é aconselhável mexer em algo com aspeto duvidoso que venha do mesmo.

Ultimamente, “objetos” em forma de rosca bastante escuros e duros têm dado à costa, e tratam-se nem mais nem menos… de ovos de tubarão!



Determinadas espécies dão à luz tubarões que aprendem quase instantaneamente a nadar e a seguir a mãe, mas no caso do tubarão-martelo e outras espécies, os ovos assumem a forma de rosca para ficar presos a uma rocha durante o seu desenvolvimento.

Quando o tubarão nasce, solta-se do ovo, e este acaba por se desprender da rocha devido às ondas e já não ter nenhum ser no interior, acabando por ir parar ao areal das praias.

Apesar deste ovo estar concebido para permanecer preso nas rochas durante os 7 a 10 meses precisos para o desenvolvimento do tubarão, pode acontecer que este se desprenda por causa de uma tempestade no mar. Por isso mesmo, caso encontre um destes ovos, deve sempre verificar se este está vazio.










Comentários