Um aviso das autoridades: se alguém lhe ligar e perguntar “você está me ouvindo?” – tenha muito cuidado!

Existe uma nova fraude que surgiu nos Estados Unidos, e está causando o pânico da população. Tudo começa com uma chamada. O objetivo é você responder “sim” à pergunta que fazem. Depois disso, algo terrível acontece e podemos ser presos para sempre.
A FCC – Federal Communications Commission (Autoridade Nacional de Comunicações) fez soar o alarme sobre essas chamadas enganosas. Quando atendemos, o interlocutor pergunta: “você está me ouvindo?”. Normalmente, nós respondemos instintivamente “sim”, comprometendo nossa vida para sempre.
ABC
Teresa Thomas tem 49 anos e vive no Minnesota, Estados Unidos. Ela diz que recebeu uma dessas chamadas fraudulentas. Segundo a uma mulher, ela ouviu uma voz de uma jovem na outra extremidade que riu e disse: “Opa, eu não achei que alguém iria responder. Você está me ouvindo?”.
A senhora ouviu mas não respondeu diretamente à pergunta. Segundos depois, ela percebeu que estava falando com uma voz gravada. A mulher desligou e bloqueou o número de telefone. Após esta chamada, ala tentou pesquisar nas redes sociais o que tinha acontecido. Em seguida, Teresa começou a se preocupar seriamente…
Segundo a FCC, eles se disfarçam de diferentes organizações ou empresas, e parecem credíveis. Para além disso, oferecem serviços que parecem interessantes, mas não são reais. A FCC também diz que todas as chamadas são gravadas.
Pixabay
Quando você responde “sim” o servidor recebe a sua assinatura de voz. Depois, um contrato oral fraudulento vai ser criado.  Eles tentam fazer você falar, a fim de criar um contrato fictício onde você compra algo que nem sequer sabe. Assim, a empresa pode utilizar a voz como evidência de um futuro acordo.
Se você tem medo de ser exposto a isso, a polícia sueca tem uma página na qual fornece conselhos sobre como se proteger contra esse embuste. Eles também criaram uma página no Facebook que é constantemente atualizada com informações sobre essas tentativas de fraude.
A FCC também dá três dicas simples sobre como se proteger contra fraudes. Primeiro, não responda a chamadas de números desconhecidos, se for alguém real vai deixar mensagem de voz. Em segundo lugar, faça um grupo de contactos no celular a “não responder”. E finalmente: Se você responder e perceber que é uma voz pré-gravada, desligue!
Pixabay
O conselho geral dado às vítimas é nunca dar senhas ou outras informações sobre suas contas. Lembre-se que as autoridades e empresas de renome nunca pedirão informações semelhantes por celular. Vamos nos ajudar uns aos outros e compartilhar essa informação para parar essa fraude de uma vez por todas!

Comentários