O que fazer e onde se esconder se uma bomba nuclear explodir perto de onde você vive

Quando uma explosão de uma bomba nuclear acontece, quase ninguém está à espera disso. Nós esperamos nunca precisar desses conselhos, mas mais vale prevenir que remediar. Os ataques nucleares são absolutamente devastadores, e possuem consequências terríveis.

Agora mais do que nunca é importante estarmos preparados para esses acontecimentos, com a tensão entre as potências mundiais norte-coreanas e americanas aumentando cada vez mais. Por isso, saiba o que você deve fazer para sobreviver a uma dessas explosão.
Onde se esconder e o que fazer se explodir uma bomba nuclear


Shutterstock

Primeiro, você precisa saber identificar se a explosão é realmente uma bomba nuclear. Normalmente, esses ataques são caraterizados por uma luz branca e brilhante, e podem até nos cegar durante alguns segundos se estivermos a menos de 80 km do local onde se originou a explosão. Outro sinal é uma espécie de nuvem em forma de “cogumelo”.

Se essa cegueira desaparecer, fique feliz: você sobreviveu. Outros sintomas da explosão nuclear: queimaduras de primeiro a terceiro grau, que acontecem se você estiver a menos de 16 km de distância.


Michael Dillon, cientista do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, recomenda que as pessoas se refugiem o mais rápido possível após o ataque, para fugir à chuva radioativa, que ocorre devido à queda de partículas radioativas da atmosfera, consequência da explosão nuclear.

Shutterstock

O estudo desse investigador, publicado no “Proceedings of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences”, ele recomenda que as pessoas se escondam em um local com o material de construção mais denso possível. Quanto mais grossas as paredes, melhor!

Um bom lugar para se refugiar é dentro de um edifício feito de tijolos resistentes ou concreto, que não possuam janelas. Os sotãos também são boa ideia. Assim, só estará exposto a 1/200 da radiação!

Claro que a zona ideal é um refugio antiaéreo, mas a maioria de nós não tem acesso a isso. O gráfico que vamos mostrar agora, da Agência Federal para o Manejo de Emergências dos Estados Unidos, nos dá uma noção dos melhores locais de refúgio. Ele foi publicado no Business Insider, e quanto maior o número representado, maior a proteção.

Shutterstock

As estruturas de madeira e prédios de 1 andar não são bons refúgios para a chuva radioativa. É melhor que estar na rua, mas ainda assim não é suficiente. É melhor correr 5 minutos e ir até a um refúgio mais denso do que ficar nesses lugares. No entanto, se precisar ficar exposto durante 15 minutos à radiação, é melhor ficar onde está. Aguarde 1 hora antes de sair. Passado esse tempo, a chuva radioativa já terá passado.


Para além disso, fique afastado de qualquer janela ou porta, e limpe as partes de seu corpo expostas à radiação com um pano úmido. Guarde a roupa que estava utilizando em uma sacola plástica bem fechada, e a mantenha longe de você e outras pessoas, pois pode estar contaminada.


Shutterstock

Tome banho com xampu e sabonete, mas não esfregue com força. No entanto, não use condicionador, que manterá o material radiativo em seu cabelo. Depois de estar limpo, assoe o nariz, limpe as orelhas, pálpebras e cílios para eliminar resíduos radiativos

Por fim, beba somente água engarrafada e alimentos enlatados até que uma equipe de resgate o encontre. Escute a rádio para ficar informado sobre onde pedir ajuda! Compartilhe com seus amigos essa informação… nunca sabemos quando vamos precisar.

Comentários