Como melhorar sua vida em apenas um mês

É claro que ninguém deseja o mal para si, muito menos deseja ficar estagnado e infeliz, mas às vezes a agitação do dia a dia dificulta muito sair da monotonia para cuidarmos de nós mesmos.  Porém, como diz o provérbio: "O caminho mais longo começa com apenas um passo", e hoje é um dia perfeito para começar a desfrutar uma vida melhor. Esses passos, que na verdade são bem simples, te ajudarão a melhorar de vida em apenas um mês.

PRIMEIRA SEMANA: CORPO E HÁBITOS

  1. Levantar cedo — Por volta das 06:00h. Se você acorda cedo, o tempo que antes te faltava durante o dia para cuidar de si mesmo aparecerá como mágica! Vantagens: o silêncio e a tranquilidade permitirão a você se concentrar em seus assuntos enquanto os outros ainda estão dormindo. É o horário ideal para fazer exercícios que te permitirão aproveitar 100% do dia. A preguiça de levantar cedo não é um indicador de cansaço, mas sim de que você simplesmente não quer levantar para viver a vida! Como quem diz: "Pra que levantar cedo se vou perder tempo no metrô, no trânsito, no trabalho?" Mas se, ao contrário, o primeiro pensamento fosse: "Beleza! Um novo dia! Hoje eu vou cuidar de mim!", então, provavelmente, será muito mais fácil sair da cama. Então, levante cedo e aproveite o tempo. E, se for difícil porque você não dorme bem, vá dormir mais cedo. Se você se organizar, vai conseguir sim! (a seguir há mais conselhos sobre isso).
  2. Alimentação leve — Para as mudanças que virão você vai precisar de bastante energia. O mais provável é que toda energia que você tem agora esteja sendo usada pelo seu organismo apenas para seguir funcionando e contrabalançar os efeitos do álcool, do cigarro, da comida gordurosa, salgadinhos, doces etc... Assim, cada um já conhece a sua lista de fraquezas. Você pode escolher o tipo de alimentação que pareça ser a mais equilibrada. Ser vegetariano é opção para alguns, mas outros não podem viver sem carne — o que é normal; outros querem eliminar as frituras, e assim sucessivamente. Mas uma certeza universal é que o álcool, as batatas fritas, os refrigerantes, a comida industrial e o fast food não aparecem em nenhum guia nutricional saudável, pelo que o melhor mesmo é eliminá-los! Outra grande ideia é reduzir o tamanho das porções que você come, não comer demais e não comer logo antes de dormir (melhor ainda seria nem comer à noite). Quanto a outras coisas sobre alimentação, dê ouvidos ao que o seu organismo necessita ou ao que a sua nutricionista diga; o mais importante é não estipular metas inalcançáveis! A melhor coisa para eliminar as toxinas é simplesmente ajudar o organismo com uma alimentação leve, saudável e saborosa. O resultado é que você vai ter mais energia e mais disposição física! 
  3. Esportes — Isso é, talvez, o mais importante: ter um corpo equilibrado e saudável (não necessariamente perfeito) é uma condição necessária para se obter uma mente saudável. Movimento é vida! Por isso, para despertar a vida que há nesse corpo e mente cansados é preciso mover-se, não importando como você queira fazê-lo, desde que queira. Praticar yoga, jogar futebol e dançar são opções populares que produzem satisfação; outras opções são ginástica, ir trabalhar a pé ou simplesmente não usar elevador. Só depende de você. O importante é QUERER se exercitar. 


SEGUNDA SEMANA: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO, DAS TAREFAS E DE TUDO QUE O CERCA

  1. Organização do espaço — Livre-se daquilo que já não serve e que te atrapalha; ficar guardando coisas na garagem não vale! Limpe e organize todos os cantos, todas as mesas, todos os armários, em todo lugar. Pense: cada coisa que existe em casa não apenas ocupa espaço, mas também consome um pouco da sua energia, até mesmo objetos pequenos. Será que vale a pena? Bem, durante algum tempo eu mesma fui fanática desse método e joguei fora um monte de coisas velhas, feias e que me atrapalhavam. Assim, deixe ficar só aquilo que for realmente útil, as coisas que te alegrem, que te inspirem e que te tragam bem estar. E aqui vai um detalhe: se você ainda guarda esse urso de pelúcia que aquela 'pessoa especial' te deu lá em 1998, e você nem está mais com essa tal pessoa, então é hora de dizer adeus a esse urso também... Livre-se disso... e procure não ficar pensando. Você vai sentir que fica mais fácil respirar, especialmente depois que você limpar o pó e o piso.
  2. Organização de tarefas — Pense: há quantos anos você tem vontade de aprender inglês? Há quanto tempo você planeja ir a Minas visitar a sua tia? Quantas promessas de virada de ano você consegue cumprir no ano-novo? Agora, pense em todas as promessas parecidas que você fez a si mesmo e aos outros e escolha o que fazer com elas; há duas opções: (1) Cumpri-las, ou... (2) Tirá-las da lista para sempre. Se você não quer tirar a sua tia da lista, então compre essa passagem pra Minas hoje mesmo, ou então faça logo a revisão do seu carro porque amanhã mesmo você vai pra lá! Faça de uma vez o que você tiver para fazer ao invés de ficar carregando o peso dessas responsabilidades. Um grande amigo diz que isso é como carregar nos ombros um macaco que não te deixa em paz. À medida que você vai deixando tudo para depois, o macaco cresce, fica tapando os seus olhos, puxando as suas orelhas, começa a feder etc...
  3. Organização daquilo que te cerca — Acabe com as amizades que são como um peso, que te fazem sentir-se triste ou de mal humor. Não querer se relacionar com os que reclamam de tudo, com os que nunca estão satisfeitos, com os que já não têm nada a ver com você, com os que não te ensinam nada de bom, não é nenhum pecado e é muito saudável. Permita-se dizer não! Permita-se não rir se algo não for engraçado, não ser educado com quem não merece, ser sincero. Se esse é o preço da liberdade, pague-o. E quanto aos seus pais, por mais difícil que seja a sua relação com eles (esperamos que não) o melhor é tentar melhorá-la e passar mais tempo com eles. 

TERCEIRA SEMANA: PLANOS, METAS E SONHOS

  1. Escrever e realizar seus planos — Nas semanas anteriores já havia uma lista de coisas para você fazer. Olhe de novo; o que você acha? Será que despertou em você alegria, entusiasmo e desejo de arregaçar as mangas e começar? Se não, talvez seja melhor você tirá-los da lista, ou seja, cumpri-los e, assim, tirá-los da lista! De qualquer forma, fazer isso aumentará sua força e desejo de viver. Escreva também as coisas que te fazem vibrar, que te apaixonam; pense nas coisas de que você gosta ou de que já gostou. Lembre-se de planejar não somente o trabalho e o dinheiro, mas também o descanso, o tempo com os amigos e com as pessoas que você ama. Por último, e não menos importante, planeje o tempo que você dedicará a si (muitos se esquecem disso). Você tem que fazer um planejamento que dê vontade de realizar, que seja empolgante e inspirador, como se você quisesse escrever um livro super interessante sobre a sua vida e, depois, ficar com vontade de lê-lo de novo. É importante definir datas e passos concretos para garantir que o seu plano se cumpra e não caia no vício do 'para depois', senão isso vai alimentar aquele macaco que mencionei antes! 
  2. Escrever a lista do impossível — Esse é um dos meus exercícios favoritos que até hoje eu pratico e que me faz cada vez mais descarada (ainda que dissessem: Você quer ainda mais?). Trata-se de escrever uma lista dos sonhos que nunca jamais se cumprirão, do tipo de coisas que são tão irreais que tentar concretizá-las seria impossível. Se quiser, pode incluir "Erradicar a fome no mundo" ou "Escalar o Everest quando completar 89 anos" etc. Desligue por um instante o botãozinho da lógica e imagine que tudo no mundo está a seus pés... que você tem todo o tempo, dinheiro e conexões necessárias, todo talento e habilidade necessários. O que mais você iria querer? Só como informação, quero te contar que a primeira 'lista do impossível' que escrevi em fevereiro de 2014 já se cumpriu por completo e que acho muito engraçado como aqueles desejos agora parecem tão humildes, mas que na época pareciam impossíveis. Fazer isso é muito importante porque assim você fica sabendo o que quer, você estará um passo à frente para realizar, mesmo que sejam coisas muito difíceis e, assim que as oportunidades aparecerem, você as reconhecerá.
  3. Fazer planos a cada dia — A cada noite escreva planos para o dia seguinte, sejam pequenos, grandes, complexos, simples, qualquer coisa, desde que haja um plano. Faça isso, e ainda que no dia seguinte você esqueça que havia um plano, a sua produtividade aumentará muito! Isso está comprovado! Além disso, não se esqueça de conferir de vez em quando o seu plano global e de se perguntar: "É pra lá mesmo que estou indo? Se não, então pra onde?" e acrescente: "Eu estou mesmo indo a algum lugar? Se sim, então por que estou indo?"

QUARTA SEMANA: AMPLIAR AS FRONTEIRAS

  1. Tentar mudar a maneira de viver — Não é preciso fazer mudanças extraordinárias. Você pode simplesmente ir ao trabalho por outro caminho, ir a uma cafeteria onde você nunca foi ou ir a uma loja que antes não conhecia. Ao menos uma vez tente praticar um esporte diferente; ou seja, fazer coisas que antes você nunca havia feito. Durante um dia normal, quando você esteja fazendo o que normalmente faz, pergunte-se: "Que coisa diferente eu poderia fazer agora mesmo?" Permita-se criar o costume de fazer coisas novas a cada dia para sair um pouco da rotina. 
  2. Sair da zona de conforto — Obviamente, tudo o que foi dito até agora — se é que você pôs em prática — já constitui sair da zona de conforto, mas estou te convidando a ir ainda mais longe... e deparar-se cara a cara com os seus medos. E não só deparar-se com eles, mas também enfrentá-los! E é aqui que eu posso me considerar como uma partidária dos métodos radicais. Você tem medo de altura? Então salte de páraquedas! Você tem medo do seu chefe? Vá ao escritório dele e apresente ideias para melhorar a eficiência do local de trabalho! Tem medo de conhecer gente nova? Então vá a uma festa onde você não conheça quase ninguém (ou preferencialmente ninguém!) para que você não tenha a opção de se esconder detrás de conversas com algum amigo e perder a oportunidade de agarrar o touro pelos chifres e conversar com gente nova. Tente colocar a si mesmo à prova em situações extremas como essas. 
  3. Descansar — Ora... e o que você estava pensando? Só se trabalha neste mundo? Claro que não! Porém, se você quer descansar, é indispensável que o faça fora de casa, que se desconecte da Internet e do telefone e que você vá descansar sozinho. E, considerando o estar só, é igualmente indispensável que você tenha uma boa e sincera 'retroalimentação': "O que tem se passado? O que mudou? Quais mudanças permanentes na minha vida acontecerão depois do ocorrido?" etc.
     
O que te espera na metade desse caminho (não no final, porque se trata de um caminho sem final) superará as expectativas! Levando a cabo essas simplíssimas instruções a cada dia, adaptando sua vida a elas, você terá harmonia, consciência do que é capaz de fazer, verá 'a luz no fim do túnel' e a direção que leva ao caminho certo, que com o tempo será o seu caminho! 

Comentários