Sabe o que eram as machas vermelhas no corpo de Michael Phelps? Nós Explicamos !



Na madrugada de dia 8 de agosto, o mundo esteve de olhos postos no corpo de Michael Phelps, que ia tentar conquistar mais uma medalha. E o que é que viu? Um corpo cheio de marcas. Nós explicamos o que originou isto.

is dias depois do arranque oficial dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, cuja cerimónia de abertura decorreu na passada sexta-feira, 5 de agosto, Michael Phelps voltou a ter as atenções todas viradas para si. O mundo acordou de olhos postos no atleta de natação americano por dois motivos. Primeiro, porque recebeu, pela 19.ª vez, uma medalha de ouro (na competição de 4x100 metros). Depois, e mais estranho, porque apareceu com umas manchas grandes e esquisitas à volta da zona dos ombros, costas e pescoço que deixaram toda a gente curiosa. Já há resposta para este mistério. Já alguma vez ouviu falar em cupping?

Cupping é uma técnica ou terapia de recuperação que tem estado a ser utilizada por vários atletas americanos, sobretudo nadadores e ginastas — Phelps não foi o único a apresentar estas marcas. Consiste em colocar um copo de silicone na pele, fazendo pressão, criando, assim, um efeito de sucção, como se fosse um aspirador. De acordo com o que relata o jornal inglês "The Telegraph" esta técnica faz com que o fluxo sanguíneo aumente, o que resulta numa espécie de "desintoxicação do corpo", que, por sua vez, ajuda na recuperação muscular.



Segundo a mesma publicação, muitos atletas americanos preferem esta técnica, que já era utilizada por civilizações antigas, como a Egípcia, em detrimento das massagens desportivas, alegando que esta solta os músculos em vez de fazer pressão sobre eles.

E esta técnica não se cinge unicamente aos atletas olímpicos. Personalidades como Justin Bieber, Jennifer Anniston ou Gwyneth Paltrow também já a utilizaram. Em 2008, a nadadora Wang Qun apresentou exatamente as mesmas marcas nos Jogos Olímpicos de Pequim.

"Não há evidencias de que realmente funcione", disse o professor Edzard Ernst, do Departamento de Medicina Complementar da Universidade de Exeter, na altura em que a atriz Gwyneth Paltrow apresentou as mesmas marcas. Porém, um relatório de 2012, elaborado por cientistas australianos e chineses, e que inclui a análise de 135 estudos sobre cupping, veio dizer que esta prática pode ter efeitos semelhantes aos da acupunctura e terapias à base de plantas.



Uma foto publicada por Michael Phelps (@m_phelps00) a


in nit.pt

Comentários