Nunca mais vou colocar papel higiénico no assento. A razão? É assustadora

Quem é que nunca foi a uma casa de banho pública, e decidiu colocar papel no assento, só para se poder sentar na sanita? Nós pensamos que, ao colocarmos aquela “proteção”, vamos ficar livres de micróbios e possíveis doenças…

Pois estamos enganados. Na verdade, o material e formato do assento da sanita já previnem a propagação de bactérias. Para além disso, os germes não se multiplicam apenas pelo contacto com a pele. Ao colocar o papel higiénico na sanita, pode estar a ter o efeito contrário do pretendido… 


Quase ninguém fecha a tampa da sanita quando faz uma descarga de água. Por causa disso, os micróbios espalham-se pela casa de banho, onde está o papel higiénico, que também fica afetado.



O papel higiénico é material ideal para acumular germes. Para além disso, ele toca nas mãos, na cara, e em várias zonas do corpo que fazem com seja fácil a propagação de doenças.

Não é só o papel higiénico que é um poço de bactérias. As torneiras também o são, pois as pessoas costumam tocar nelas depois de fazerem as necessidades.

Outro objeto a ter cuidado é o secador de mãos. Eles alastram as bactérias no ar da casa de banho e, em vez de removerem as bactérias residuais que ficam depois de lavarmos as mãos, espalham-nas ainda mais. Quanto maior o fluxo do ar, mais os germes se alastram.



Então o que usar para limpar as mãos? As toalhas de papel são as mais eficazes contra bactérias.


A próxima vez que forem a uma casa de banho pública, lembrem-se da quantidade de micróbios que existem no papel higiénico antes de o colocar no assento.

Comentários