Engenheiro cria avião capaz de desacoplar cabine para salvar passageiros em caso de emergência

O avião é o meio de transporte mais seguro do mundo e a média de pessoas que morrem em acidentes aéreos (cerca de 500 por ano), quando comparada com os milhões de aviões que sobrevoam os céus a cada 365 dias, é tão baixa que não nos devíamos preocupar. No entanto, muita gente ainda teme ficar fechado num aparelho que está a mais de 10 mil metros de altura.

Segurança nunca é de mais e a indústria continua a trabalhar para levar mais conforto e evitar ao máximo a probabilidade de acidentes. A verdade é que, por mais sofisticação e tecnologia avançada que exista, ainda nada pode ser feito para garantir que os erros humanos não acontecem.

Foi com isso em mente que o engenheiro de aviação ucraniano Vladimir Tatarenko trabalhou nos últimos 3 anos, para encontrar uma forma de salvar as vidas humanas mesmo quando os raros acidentes acontecem.Ele desenvolveu a ideia de uma cabine que pode ser separada do resto do avião em questão de segundos. E como é que isso nos salva? Bem, com um paraquedas preso no topo e bombas insufláveis para mantê-la à tona, caso necessário. A cabine é pensada para pousar em terra ou em mar.


Comentários